A Austrália é a maior ilha do Mundo e um dos maiores países, possuindo uma área de mais de sete milhões de metros quadrados. O país fica situado no Hemisfério Sul, entre o oceano Pacífico e o oceano Índico.
A população da Austrália é de mais de 26 milhões de pessoas e a capital do país é Camberra.
Clima
A maior parte do território da Austrália, em especial o interior e a região ocidental, apresenta características desérticas, com chuvas muito escassas e temperaturas elevadas, com grandes amplitudes diurnas e anuais, ou seja, grande variação de temperatura entre o dia e a noite e as estações do ano.
A primavera vai de setembro a novembro e as temperaturas variam de 11°C a 23 ºC.
O verão é de dezembro a fevereiro e possui temperaturas variando de 14°C a 34 ºC.
Já o outono vai de março a maio com temperaturas de 12° a 25 ºC.
Por fim, o inverno é de junho a agosto e as temperaturas variam de 1°C a 27° ºC.
Visto
Para entrar no país, turistas e estudantes de nacionalidade brasileira necessitam de visto independente da duração da estadia.
Os principais tipos de visto são:
Visto de estudante:
O visto de estudante para a Austrália pode ser solicitado por aqueles que desejam estudar por mais de 14 semanas no país, para fazer curso de inglês ou participar de um programa de intercâmbio, cursos técnicos, graduação, pós-graduação ou mestrado. Independente do tipo de curso, a instituição de ensino australiana deverá estar autorizada a receber estudantes estrangeiros.
Documentos necessários:
- Formulário 956A preenchido e assinado;
- Certificado de cursos pós secundários (como cursos técnicos, graduação, pós-graduação);
- Cópia da carteira de trabalho;
- Cópia colorida das páginas do Passaporte;
- Carta de intenção;
- Carta de custeio;
- COE (Confirmação da Matrícula);
- Imposto de Renda Completo;
- Extratos bancários;
- Últimos 3 contracheques ou holerites ou pró-labores ou DECORE (se empresário) ou RPA (se autônomo);
- Comprovante Escolar e/ou Carta de Licença do Trabalho;
- Passagem aérea
- Realização de exame médico no momento em que a Embaixada solicitar (apenas em médicos credenciados)
O tempo de processamento do visto é de aproximadamente 40 dias, mas é indicado solicitar o visto com 2 meses de antecedência da data de início do curso na Austrália.
Durante o período acadêmico, os estudantes estrangeiros com visto de estudante podem trabalhar legalmente até no máximo 40 horas quinzenais. Entretanto nos períodos de férias os estudantes podem trabalhar quantas horas quiserem. Para tanto, é necessário pedir autorização ao Departamento de Imigração na Austrália (DIMIA) assim que os estudos iniciarem.
Visto de turismo:
O visto de turista para Austrália pode ser solicitado por aqueles que desejam fazer viagem para turismo ou para outras atividades recreativas, tais como: férias, passeios turísticos, razões sociais, visitar familiares e/ou amigos, assim como para outros fins a curto prazo, não incluindo negócios. O visto de turismo também poderá ser utilizado por aqueles que irão à Austrália para estudar por um período de até 12 semanas. Para cursos com duração de até 12 semanas não é mais obrigatória a apresentação de exames médicos.
O visto tem validade de 1 ano, porém o tempo máximo de permanência no país para esse visto é de até 3 meses.
Normalmente a resposta para esse tipo de visto sai em 15 dias, mas em alguns casos pode demorar 30 dias. Caso seja aprovado, o turista receberá uma notificação por e-mail, que poderá ser impressa e levada na viagem. As informações do viajante estarão gravadas no sistema central de imigração australiano e vinculadas ao número de seu passaporte (diferentemente do norte-americano, por exemplo, o visto da Austrália não tem um “selo” colado nas páginas do documento).
Quem está na Austrália com visto de turista não tem permissão de trabalhar por nenhum período.
Visto de dependente:
Destinado a cônjuges e filhos menores de 18 anos, o visto de dependente na Austrália se aplica às seguintes condições:
- Se você é casado, tem união estável ou é membro da família de um titular de algum tipo de visto temporário na Austrália (por exemplo, visto de estudante);
Quem possui visto de dependente, como o cônjuge de um titular de visto de estudante, tem os seguintes direitos:
- Estudar na Austrália por até 12 semanas;
- Trabalhar durante sua permanência na Austrália (até 40 horas quinzenais)
O visto de dependente pode ser solicitado para o parceiro ou filho quando o aluno estiver solicitando o seu visto de estudante.
Outra forma é nomear o seu dependente depois de ter o visto de estudante já aprovado e já estiver morando na Austrália.
Emprego
O salário mínimo na Austrália é de AU$ 19.49 por hora e a taxa de desemprego no país é de apenas 5,3% e em cidades como Sydney, Melbourne, Brisbane, Adelaide ou Perth a taxa não passa de 3,5%. Ou seja, são regiões consideradas em pleno emprego.
As áreas em que os estudantes internacionais mais conseguem empregos são aquelas relacionadas à hospitalidade (restaurantes, cafés, hotéis e pubs). Os salários vão variar conforme a complexidade da vaga.