A partir de 2024 todos os brasileiros vão precisar solicitar o visto ETIAS, (European Travel Information and Authorization System ou Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem).
Você sabe o que é ETIAS?
É um sistema que gera uma autorização de viagem pela Europa, exigida de quem não precisa de visto para entrar no Espaço Schengen. Ou seja, quem for de uma nacionalidade da qual não é exigido visto para entrar na Europa, só precisa da aprovação ETIAS para viajar para lá. Os brasileiros se enquadram nesse caso. O viajante isento de visto para a Europa que estiver sem a autorização do ETIAS não vai conseguir entrar no continente.
A partir de quando será obrigatório?
A estimativa é que entre em vigor em 2024. O novo visto ETIAS será um requisito obrigatório para todas as pessoas que viajam do Brasil à Europa.
A prorrogação do prazo da obrigatoriedade do visto ETIAS está relacionada à implementação do novo regime de segurança da fronteira, o Sistema de Entrada/Saída (EES). A previsão é que o EES também entre em 2024, mas o sistema já está realizando o cadastro de transportadoras aéreas, marítimas e internacionais que transportam grupos por via terrestre em autocarro (ônibus) através do sistema eu-LISA. Aparentemente esse sistema também é responsável pelas solicitações do ETIAS.
No caso de brasileiros, todos que solicitarem o ETIAS serão rastreados em vários bancos de dados de segurança europeus.
Quanto tempo leva para sair o ETIAS?
O resultado do ETIAS sai super rápido. Em menos de 72h o solicitante recebe por e-mail se foi aprovado ou não – mas esse processo costuma terminar em até 48h, ou menos que isso.
De qualquer forma, não vale a pena fazer a solicitação em cima da hora. Se planeje para enviar o formulário com, no mínimo, duas semanas de antecedência.
Por quanto tempo a autorização é válida?
Após aprovado, o ETIAS vale por três anos, ou enquanto o passaporte estiver válido. Se o documento expirar antes desse tempo, será necessário solicitar uma nova autorização.
A permissão garantida pelo ETIAS é exclusiva para viagens de até 90 dias, renováveis a cada 180 dias. Quem tiver a intenção de ficar mais tempo por lá vai precisar pedir um visto específico, como o Visto Schengen.