Caso uma viagem internacional está nos seus planos futuros, você definitivamente precisará de um passaporte para sair do Brasil. Tendo apenas 9 países do mundo em que os brasileiros podem visitar sem este documento, a grande maioria dos destinos vão requerer um passaporte.
E, para te ajudar nisso, nada melhor que um passo a passo com todos os detalhes, dúvidas esclarecidas e dicas da agência de intercâmbios que te leva para conhecer o mundo! Vamos lá?
Passo a passo para tirar seu passaporte
Ao contrário do que muitos pensam, o processo é extremamente simples (sem necessidade alguma da contratação de um despachante ou empresa). Você fará boa parte das ações sem sair de casa e precisará comparecer a um dos postos da Polícia Federal – responsável pela emissão do documento – duas vezes. Sem mais delongas, vamos para o processo:
1 – Reúna toda a documentação necessária
Apesar de parecer óbvio e muito simples, esse passo é extremamente necessário para que você inicie o requerimento do seu passaporte. A lista de documentos inclui:
- Documento de Identidade (RG, CNH com foto, carteira de trabalho ou carteira funcional);
- CPF (Lembrando que, caso o número constar em um dos documentos anteriores apresentados, não é necessário apresentar o original);
- Certidão de Casamento (Caso tenha alterado o seu nome);
- Certidão de Naturalização (Caso tiver);
- Passaporte antigo (Caso não for o primeiro – se ele não for apresentado, uma taxa será cobrada);
- Título de eleitor, comprovantes de votação, atestado de antecedentes ou outros documentos que comprovam estado regular com a justiça e o estado militar não são necessários. Porém, aconselhamos que leve todas as documentações possíveis por precaução.
2 – Preencha o formulário de solicitação
Com toda a documentação nas mãos, chegou a hora de preencher o formulário eletrônico no site da Polícia Federal. Com quatro telas, divididas entre dados pessoais, documentos, dados complementares e uma para a confirmação das informações, esse passo não é demorado e pode ser feito em poucos minutos.
MAS CUIDADO! Caso você aperte o botão de “voltar” no navegador, você perderá todos os dados preenchidos. Então, caso precise retroceder para a página anterior, utilize os botões do formulário.
3 – Pague a taxa de emissão
Assim que o formulário do passo anterior for preenchido, o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) será gerado. Com um valor de R$257,25, ele pode ser pago por aplicativos bancários, boletos, PIX ou cartão de crédito. Caso o pagamento não seja identificado, você poderá realizá-lo novamente após 2 horas.
4 – Agendamento na Polícia Federal
Agora que você realizou o pagamento da taxa, chegou a hora de fazer o agendamento para a emissão do passaporte na Polícia Federal. Com uma compensação que pode demorar de 24 a 72 horas úteis (no caso de boletos), o site da PF, dessa vez através do Agendamento de Atendimento, deve ser acessado.
Após preencher as suas informações, todos os postos e suas respectivas cidades ficarão disponíveis para o agendamento, assim como os dias e horários livres em cada um deles (ATENÇÃO: Só é possível reagendar o horário duas vezes a cada 30 dias).
5 – Compareça ao posto da Polícia Federal
Na data agendada, se dirija ao posto da PF escolhido pelo site com todos os documentos listados no primeiro passo dessa lista. O recomendado é que você chegue ao local com 15 minutos de antecedência.
Após uma rápida triagem inicial, uma conferência de dados, uma coleta de impressões digitais, assinatura e fotografia, basta aguardar o seu tão esperado passaporte ficar pronto. O prazo é de 6 dias úteis (eles te darão um protocolo com a data de entrega) e você pode consultar o andamento da sua solicitação online.
6 – Retire o seu passaporte
Chegou o passo mais satisfatório de todo o processo: compareça ao posto da Polícia Federal com sua identidade e retire o seu passaporte! Em casos de menores de idade, os pais ou responsáveis legais devem estar os acompanhando.
E tome cuidado! Caso o documento não seja retirado em até 90 dias, o mesmo será CANCELADO.
Agora pode aproveitar muito as suas viagens! Nos vemos aqui de novo daqui 10 anos, quando você tiver que repetir o processo para renovar o seu passaporte. Até lá, não se esqueça: para onde for, #ASEDATELEVA